Invest4ever - uma nova forma de investir

Evergrande atingirá os Estados Unidos?

Uma crise financeira no meio do mundo pode prejudicar a economia? A crise emergente de Evergrande pode perturbar a China, mas os EUA parecem estar protegidos de quaisquer grandes interrupções.

DJIA de ações dos EUA, -0,18% SPX, 0,20% caiu drasticamente mês passado com a possibilidade de um colapso de Evergrande. A gigante imobiliária da China está afundada em dívidas e pode estar em apuros se o governo chinês se recusar a salvar a empresa.

Desde tempo passados, crises financeiras aparentemente locais com frequência metastatizam para infectar o resto do mundo. A falência do Lehman Brothers em 2008 contribuiu para uma crise financeira global. Antes disso, em 1998, o Federal Reserve orquestrou um resgate sem precedentes do fundo de hedge Long-Term Capital Management para evitar um colapso global potencial.

No entanto, mesmo que Evergrande fracasse, os economistas dizem que é improvável que as consequências se espalhem muito além da China.

Por um lado, a dívida estimada da empresa em mais de US $ 100 bilhões não é amplamente mantida. O que tornou as falências do Lehman e da Long-Term tão potentes foram seus profundos laços pecuniários com tantas instituições financeiras em todo o mundo.

“Este é mais um momento Lehman para os EUA? Eu diria que não ”, disse Jay Byron, economista-chefe do Wells Fargo Corporate & Investment Bank.

O cenário mais plausível é que um colapso de Evergrande esvazie o mercado imobiliário chinês e desacelere a economia do país, especialmente se os gastos do consumidor diminuirem ainda mais.
“No momento, acho que essa é uma preocupação maior para a China, e não para a economia dos Estados Unidos”, disse Rubeela Farooqi, economista-chefe da Divisão de Economia de Alta Frequência dos Estados Unidos.

O maior risco para os EUA provavelmente seria um declínio nas exportações anuais de US $ 120 bilhões para a China.

Ainda assim, essa é apenas uma pequena porcentagem da economia americana de US $ 20 trilhões e a maior parte do comércio entre os EUA e a China provavelmente não seria afetada, disse Bryson. A China é fortemente dependente do fornecimento de grãos dos EUA, por exemplo, em tempos bons ou ruins.
Além do mais, o governo chinês mostrou uma determinação inabalável para tentar limitar qualquer dano à sua economia e frequentemente recorreu a medidas de estímulo para manter o crescimento estável.

“Os chineses já tentaram apertar as coisas antes e quando isso começa a afetar de fato a taxa de crescimento e emprego, eles tendem a desacelerar e acho que é o que vai acontecer desta vez também”, ex-presidente do Reserva Federal de New York, William Dudley, disse em uma entrevista à Bloomberg.
Enquanto isso, os investidores de Wall Street não estão apenas reagindo negativamente à crise de Evergrande.

Washington está lutando para aprovar um aumento no teto da dívida para evitar um possível calote dos EUA. O governo Biden está tentando aprovar um grande pacote de aumentos de impostos e regulamentações. O Federal Reserve está finalizando planos para começar a retirar o estímulo à economia. E a variante delta desacelerou a economia dos EUA.

A ameaça Evergrande está apenas aumentando a pilha de preocupações, dizem os economistas.
“Seja qual for o resultado, há sempre o risco de volatilidade e de aperto nas condições financeiras”, dizem especialistas.

Então, a resposta da pergunta do título deste artigo é…….provavelmente que não afetará. Mas tudo pode acontecer. Ninguém tem esta resposta!!!

Faça seu dinheiro trabalhar para você!!!